Share |

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desemprego é de 3,9% na Região Metropolitana de Porto Alegre, diz IBGE

O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre em outubro registrou queda em relação ao mesmo período do ano passado e chegou a 3,9%. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE) nesta quinta-feira (22). Considerando as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto, o índice ficou em 5,3% em outubro, após registrar 5,4% em setembro. 

Segundo o levantamento, 3,9% das pessoas em idade ativa estão desempregadas. O índice chega próximo dos 3,7% de outubro de 2010, que foi a menor taxa desde 2002 para um mês de outubro. O indicador atual é menor do que os 4,4% de desempregados em outubro de 2011. Em setembro deste ano, a taxa era 3,6%. 

saiba mais 

O número é ainda menor entre os homens. Segundo o IBGE, apenas 3% estão desocupados. Entre as mulheres, índice sobe para 5%. O rendimento médio real domiciliar per capita de Porto Alegre e Região Metropolitana é de R$ 1.206,90. 

A indústria é quem mais emprega na região, 21,1% dos empregados trabalham na indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água. O comércio aparece em seguida, representando 19,1% dos trabalhadores ativos. 

Mais da metade dos trabalhadores do setor privado estão com a carteira de trabalho assinada: 50,8%. Trabalhadores por conta própria representam 16,3%. Empregados sem carteira de trabalho assinada são 10%.

Postar um comentário

Siga por Email

Cadastre seu currículo aqui:

Populares da Semana