Share |

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pesquisa aponta analista de dados como profissão promissora

As oportunidades na área são muitas, mas os empregadores ainda esbarram na falta de conhecimento sobre o Big Data pelos novos profissionais

Segundo levantamento realizado pela Teradata University Network, os estudantes de TI acreditam que áreas de inteligência e análise de dados irão oferecer prósperas oportunidades de trabalho nos próximos anos. Em sua terceira edição, o estudo State of Business Intelligence, que também avalia expectativas de professores e empregadores desde 2009, verificou que dois terços dos alunos acreditam que há oportunidades de trabalho para eles nessa área.

Mais de 40% dos alunos veem como promissora a carreira de analista de negócios, nas quais os profissionais de TI têm grande envolvimento com análise de dados, e outros 40% pretendem usar seus conhecimentos de inteligência de negócios tanto nas áreas de marketing (22%) e finanças (20%). Além disso, a carreira de cientistas de dados é um caminho considerado por 15% dos analisados.

Já os professores acreditam que as lacunas existentes no ensino podem ser supridas com a ajuda do mercado corporativo, fornecendo conhecimento e experiência com big data (45%); casos de sucesso adequados (31%); atualização com a prática (29%); suporte técnico e treinamento (29%); experiências realistas e significativas (26%) e o acesso ao softwares empresariais mais atualizados (26%).

Percepção dos empregadores

Do lado dos empregadores, um terço dos entrevistados identificam a falta de experiência com o maior desafio, seguido falta de conhecimento e habilidade com os negócios (26%). A importância das habilidades de comunicação foi ressaltada por 44% dos profissionais que participaram da pesquisa e 38% destacaram a necessidade do conhecimento sobre o negócio dentre as habilidades não técnicas imprescindíveis para os recém-formados se destacarem no mercado de trabalho.

Postar um comentário

Siga por Email

Cadastre seu currículo aqui:

Populares da Semana