Share |

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conheça 4 dicas para se dar bem na entrevista de emprego


Especialista lista pontos importantes para reforçar na hora da seleção

Ambientes de trabalho que consigam se adaptar às características da geração Y podem perceber benefíciosFoto: Photl.com

A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Ser analisado por um recrutador por si só já mexe com o emocional, pois é um momento em que o candidato está sendo observado e testado. Os ânimos ficam à flor da pele.

Os processos seletivos estão a cada dia mais focados no comportamental. A capacidade técnica conta, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de "desempate" em caso de dúvida entre um candidato e outro. Por isso, Marcelo Cardoso, especialista em coaching e fundador da Arco 7 listou quatro dicas para ajudar na hora da entrevista. Confira:

1 - Atente para o visual
Para não errar, é importante se manter dentro do esperado. Para homens, calça social e camisa. A gravata se torna indispensável quando o entrevistado está buscando um cargo de gerência ou liderança. Para mulheres, é importante evitar saias curtas, acima do joelho, e blusas decotadas. Maquiagem pesada e muitos acessórios também somam pontos contra as candidatas. O bom senso é o melhor amigo nessas horas.

2 - Inteligência emocional é importante
A parte técnica é indispensável, mas o comportamento também é avaliado nas entrevistas. Passar firmeza e demonstrar confiança é uma dica indispensável, nenhum recrutador dá atenção para candidatos inseguros, por mais bem preparados que estejam tecnicamente. Uma pessoa insegura não é bem vista independente do cargo. A inteligência emocional conta muito nesse sentido. Tentar responder perguntas que você não conhece o assunto enrolando com qualquer reposta é suicídio durante uma entrevista. Ninguém é obrigado a conhecer tudo, portanto, é importante demonstrar segurança e firmeza mesmo na hora de dizer que não tem conhecimento sobre determinado assunto.

3 - Pesquise sobre o local em que quer trabalhar
Demonstrar interesse pela vaga e pela empresa é uma dica. Visitar o site, fazer perguntas sobre a vaga e sobre a empresa demonstram o interesse do candidato. Isso sempre é visto com bons olhos pelo recrutador.

4 - Demonstre interesse
Seja sincero e natural. Não precisa forçar respostas com relação a permanecer na empresa durante anos e anos. Demonstre seu interesse em crescer profissionalmente, seja sincero com relação ao salários e cargos que almeja.

Postar um comentário

Siga por Email

Cadastre seu currículo aqui:

Populares da Semana